Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 119
Pontos : 225
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 27
Ver perfil do usuário

[Ciência e Saúde] Qual é a dieta mais saudável para se livrar dos quilos extras de fim de ano?

em Dom Jan 08, 2017 12:29 pm
É comum as pessoas adotarem regimes de desintoxicação, mas é preciso tomar cuidado para não causar prejuízos à saúde.



As festas de fim de ano geralmente trazem alguns quilos a mais de presente. Depois de tantos banquetes compartilhados com a família, costuma vir um certo peso na consciência e uma vontade de voltar à rotina normal de alimentação.

Muita gente já começa o ano fazendo dietas extremas para tentar eliminar os quilos extras que vieram com Natal e Ano Novo. Os tais processos de desintoxicação geralmente significam ingerir apenas ervas, suplementos alimentares, e produtos que se classificam como "naturais" – além de muito, muito líquido. Mas essa combinação pode ter efeitos nocivos para o organismo.

Um caso apresentado na publicação médica "British Medical Journal" há pouco dias alerta para as consequências que se pode ter com a ingestão exagerada de ervas e líquidos.

"O conceito de consumir água e líquidos em excesso como uma forma de limpar e purificar o corpo é muito popular", afirma a revista.

"A desintoxicação do Ano Novo usando produtos naturais também. Mas seu consumo também pode trazer inevitavelmente efeitos secundários", adverte.

Os médicos contam que, depois de apresentar um quadro de comportamento estranho, confusão, convulsões e bruximo, uma mulher de 47 anos foi internada na UTI em um hospital na Inglaterra.

Nos dias anteriores, ela havia consumido água e diversos tipos de chá, assim como ervas, além de vitaminas e probióticos. A paciente recebeu um diagnóstico de hiponatremia, uma condição que pode ser perigosa e que tem como característica a diminuição dos níveis de sódio no sangue – ele é importante porque ajuda a controlar a quantidade de água nas células.

O mito da desintoxicação

No que diz respeito à ideia de desintoxicação, a Associação Dietética Britânica considera que o conceito não faz sentido.

"Não há bebidas, nem comprimidos que fazem magia. Nós temos vários órgãos que se encarregam de desintoxicar o corpo continuamente: a pele, os rins, o fígado e os intestinos", disse um porta-voz da associação.

Laura Wyness, nutricionista e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Inovação Alimentícia na Escócia, disse à BBC que concorda com esse ponto.

"A desintoxicação é um mito publicitário, não um fato nutricional. Ela requer jejum e consumo excessivo de líquidos, o que pode refletir numa perda de peso na balança, mas o que se elimina em muitos casos é apenas água, músculo e carboidratos que o corpo arameza, e não gordura", afirmou.

"Quando a desintoxicação 'acaba', a pessoa se sente mais cansada e com menos energia. E o mais provável é que esses quilos que ela perdeu voltem com rapidez."

O que fazer, então?


Há outros caminhos mais saudáveis para se eliminar o peso adquirido no fim de ano. São formas mais eficientes e sem riscos para a saúde.
As recomendações de Wyness são:

— Seja realista. Você deve criar metas factíveis e que possam ser cumpridas. Por exemplo, perder entre meio e um quilo por semana.

— Não siga dietas que prometem uma rápida eliminação de peso e que proíbem o consumo de certos grupos alimentícios. Esse tipo de regime não se sustenta e pode causar deficiências nutricionais.

— Organize-se. Anote o que você come diariamente e isso fará com que você evite o consumo de alimentos que não são saudáveis; além disso, planeje-se para ter sempre por perto alimentos saudáveis para poder consumir quando sentir fome.

— Vá com calma. Comece a colocar mudanças pequenas em sua dieta, e ficará mais fácil adaptar a rotina. Por exemplo: comece a caminhar 20 minutos todos os dias na hora do almoço, aumente o consumo de frutas diariamente etc. Uma vez que isso passe a ser algo rotineiro para você, será mais fácil adicionar mais mudanças.

— Evite as distrações quando estiver comendo. Fazer alguma atividade enquanto come pode fazer com que você consuma mais do que precisa. É o clássico exemplo da televisão.

— Coma devagar, desfrute cada sabor, mastigue bem a comida. Lembre-se de que o cérebro precisa de 15 minutos para receber a mensagem do estômago de que está satisfeito.

— Procure ajuda. O apoio de um amigo, um familiar ou até um grupo da internet pode fazer grande diferença para que você não desista e não se esqueça do seu objetivo: perder peso comendo de maneira saudável.

Considerações sobre os alimentos


Wynness também recomenda que, quando você estiver preparando o que for comer, preste atenção para que os legumes e vegetais ocupem metade do prato, que um quarto dele seja de proteína (como peixe, ovo ou carne magra) e o outro quarto tenha amido, como batatas ou macarrão integral.
A chave está na variedade: quanto mais cores no prato, mais nutrientes você estará ingerindo.

A nutricionista também indica o aumento do consumo de frutas e vegetais – pelo menos cinco porções por dia.

E alerta que não há solução imediata, nem mágica: o importante é ir implantando as mudanças gradativamente e de maneira consciente.
(Essas informações não devem ser consideradas como alternativa a uma consulta médica. Em qualquer aspecto relacionado à saúde, recomenda-se seguir as indicações de um especialista.)

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/qual-e-a-dieta-mais-saudavel-para-se-livrar-dos-quilos-extras-de-fim-de-ano.ghtml

_________________
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 152
Pontos : 248
Data de inscrição : 14/12/2016
Idade : 28
Ver perfil do usuário

Re: [Ciência e Saúde] Qual é a dieta mais saudável para se livrar dos quilos extras de fim de ano?

em Ter Jan 24, 2017 8:12 am
chá e água e água e chá. Ou quem sabe não comer até rebentar xD

_________________


Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum