Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 119
Pontos : 225
Data de inscrição : 13/12/2016
Idade : 27
Ver perfil do usuário

[Resenha] Detalhe Final, COBEN, Harlan

em Qui Dez 15, 2016 12:17 pm


Bom Dia! Pensei em postar um poema falando da minha grande paixão pelos livros de Harlan Coben, mas não encontro o poema, então começarei por uma resenha de “Detalhe Final”. Harlan atualmente é um dos grandes autores da área dos romances policiais, não barra a poderosa Agatha Christie, os crimes destas continuam tão complexos, porém Harlan não fica para trás ao mostrar uns enredos tão bem desenhados e tão instigantes. Abrir as páginas dos livros é apenas o chamado inicial para uma noite sem dormir. Você não para, você quer descobrir tudo antes dos protagonistas, mas chega de falar, vamos lá.

“Detalhe Final” faz parte da série protagonizada por Myron Bolitar e seus amigos, Win e Esperanza, vale ressaltar que o livro não é atual, foi publicado tem uns 20 anos ou mais, não sei ao certo, uma pesquisada no Wikipédia ajudaria! Ou seja, ao ler “Detalhe Final” encontrarão expressões em desuso o que torna a coisa mais interessante, inclusive algumas gírias usadas atualmente, só que não (vocês entenderão).

Myron é um ex-jogador de basquete e atualmente cuida da carreira de muitos esportistas, é um agente esportivo de renome e nas horas vagas atua como investigador ao lado de Win o psicopata mais querido da obra, é o oposto do amigo, talvez seja por isso a grande cumplicidade e amizade entre ambos.

Myrion está ao lado da linda, inteligente e encantadora Terese Colins (eu também sou apaixonado por essa mulher), ele resolveu fugir com ela para uma ilha paradisíaca depois de uma fatalidade que aconteceu em sua vida (sem spoiler) e de durante três semanas esqueceu do mundo e de todos. Narrado em primeira pessoa, temos uma visão sincera do protagonista, o que ele pensa, sente e suas dúvidas sobre moralidade o que leva normalmente a cometer falhas que podem ser cruéis. Sua insistência de encontrar a verdade- tenho que concordar com Esperanza- podem acabar ferindo aqueles que estão à sua volta, mas ele não descansa e quem o conhece sabe disso.

As férias terminam com a chegada de seu amigo Win que traz  uma notícia nada agradável. Clu Haid, um dos clientes mais antigos e problemáticos, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron. Assim a “felicidade” de Myron termina e volta a Nova York para provar a inocência de sua amiga, ou não. Existem muitas verdades e algumas são fatais. Os personagens continuam fascinantes, Coben conhece o submundo de Nova York e detalha isso de uma forma genial e mais uma vez nos lembra dos poderosos e terríveis irmãos Ache, não aparecem, porém, são citados.

As coisas começam a complicar quando é negada a fiança e Esperaza segue presa, pedindo a Myron para deixar tudo isso de lado, ela não quer sua ajuda. Isso intriga Myron e o deixa magoado, no entanto não desiste mesmo com medo de descobrir a verdade.

Embora problemático, Clu Haid era pai, marido e filho.  Myron vai perdendo seus clientes e um chantagista bate à sua porta! Vejam só, Harlan trabalha com histórias que aparentemente nada tem a ver com o caso, mas colocando as peças no lugar certo tudo fica lindo e perfeito. O cara não deixa furos!

Leitura ágio, gostosa e de fácil assimilação, personagens cativantes e cruéis recheiam a história. Os melhores diálogos ficam nas presenças de Win e Myron, risos garantidos e claro o mais interessante é o diálogo entre Myron e Sophie Mayior a personagem mais cativante da história, na minha opinião. As pitadas de humor ácido estão melhores, é possível rir e refletir! Até que ponto somos honestos, morais e éticos, será possível colocar isso de lado para salvar um amigo?.

Harlan Coben é um dos meus autores favoritos justamente por não colocar apenas mais um “quem matou? ” nos livros e sim por nos fazer refletir temas tão importantes, amizade, amor, respeito, moralidade, preconceito e ética. Indico, vocês irão gostar.


Abraços e bom final de semana, amigos!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum